Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um Ticket-Voucher para nos visitar!
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO O Livro ideal para Si

Um brinde a um desenvolvimento sustentável

117º aniversário: Sustentabilidade é a personagem principal
Butterfly Mark, Fish Motel e Bob Dylan foram alguns dos momentos que fizeram parte do 117º aniversário da Livraria Lello.  A missão de pôr o mundo inteiro a ler uniu-se com a de ajudar a tornar o futuro mais sustentável, com foco no ambiente e na comunidade. O resultado? Mais um aniversário a marcar a diferença!

A Diretora Executiva da WWF, Ângela Morgado, deu início ao evento com a inauguração de um Fish Motel no exterior da livraria. No âmbito do programa “Água Doce”, o projeto pretende sensibilizar todos para o problema das barreiras obsoletas, que comprometem a biodiversidade, impedindo os peixes de se reproduzirem.

A cerimónia oficial iniciou com a intervenção da administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto, que reforçou a “sustentabilidade ambiental, económica, social e cultural”.  

Seguiu-se a atribuição da Butterfly Mark pela Positive Luxury, um dos momentos mais marcantes do dia. Diana Verde Nieto, Fundadora e CEO da Positive Luxury, falou sobre o selo da sustentabilidade, que é apenas atribuído a um conjunto muito restrito de marcas que cumprem com os padrões exigentes da empresa.

Este aniversário contou com a presença de Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, que destacou o “prestígio internacional ímpar, do qual a cidade do Porto muito usufrui quer em termos patrimoniais e culturais, quer enquanto destino turístico”. Relembrou ainda “o tempo em que chovia dentro da Livraria Lello” e que agora, com a nova administração, “a Livraria está mais dinâmica do que nunca”. Não quis terminar sem deixar de salientar que “hoje, a Lello é não só uma das mais bonitas e fascinantes livrarias do mundo como alcançou um invejável sucesso empresarial”.

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que também marcou presença na cerimónia oficial, evidenciou a entrega da Livraria Lello afirmando que “podemos ter a competência, podemos ter o profissionalismo, mas os projetos com sucesso são aqueles que têm alma e emoção”.


Ainda no mesmo dia, a Livraria Lello expôs ao público, no primeiro andar, uma das cartas de Bob Dylan, numa fantástica campânula espelhada. Na carta, é visível a troca de amor entre Robert Zimmerman, verdadeiro nome do cantor, e a sua amada, onde o próprio aborda sonhos e objetivos que tinha na adolescência.

Mas as surpresas não ficaram por aqui. A Livraria Lelo lançou ainda, no dia 13, uma coletânea de três obras essenciais da literatura mundial, que intitulou de Distopias, sendo elas: 1984; O Tacão de Ferro e A Guerra dos Mundos. Todas produzidas integralmente em Portugal, com papel proveniente de florestas geridas responsavelmente. Foi também lançado o livro institucional, Livraria Lello: O Livro. 

A cerimónia terminou no exterior, onde todos cantaram em uníssono os parabéns, provaram pão feito pela padaria Ogi by Euskalduna do chef Vasco Coelho Santos, e brindaram a mais um ano de objetivos cumpridos com vinho do Porto.