Livraria Lello entre os fundadores da Cátedra José Saramago

Livraria Lello entre os fundadores da Cátedra José Saramago
No mês em que se iniciam as celebrações do centenário de José Saramago, único Prémio Nobel da Literatura de Língua Portuguesa, a UTAD a Fundação José Saramago e a Livraria Lello assinaram um Convénio para constituição da Cátedra José Saramago.

A cerimónia aconteceu no dia 5 de novembro, na Reitoria da UTAD e contou com a presença do reitor da UTAD, Professor Doutor Emídio Ferreira dos Santos Gomes, da Presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, e da Administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto.

A Cátedra José Saramago é a primeira em território nacional que tem o escritor Nobel da Literatura como patrono. As suas áreas de atuação serão a docência, a investigação e a ação cultural. As atividades povoarão diversos espaços, não só em Portugal, mas também no estrangeiro, pretendendo-se desenvolver parcerias com diversas entidades para benefício de Portugal, da língua portuguesa, da cidadania em geral, dos livros, dos autores e da cultura.

Farão parte desta cátedra atividades como tertúlias, conferências, seminários, cursos, aulas, manifestações artísticas como peças de teatro, entre muitas outras. Toda a comunidade será envolvida, assim como autores relacionados com José Saramago como sendo os que receberem o Prémio Literário José Saramago, mas não se esgotando neles. A ligação ao cinema, ao teatro, às residências artísticas, a teses de mestrado e doutoramento e a roteiros ligados com Saramago farão igualmente parte do programa.

José Saramago tinha uma ligação forte à região de Trás-os-Montes e Alto Douro, e por isso o lançamento desta cátedra na UTAD não poderia fazer mais sentido. O percurso do “viajante”, como Saramago se autointitula no livro Viagem a Portugal (1981) começa em Miranda do Douro, alonga-se a todo o Nordeste transmontano e estende-se a todo o território nortenho. “Atravessar a serra do Marão, de Vila Real até Amarante, deveria ser outra imposição cívica como pagar os impostos ou registar os filhos”, escreveu o autor.

Para além da UTAD e da Fundação José Saramago, a esta Cátedra junta-se a Livraria Lello, como entidade fundadora. Este projeto dá seguimento ao destaque que a Livraria Lello tem dado ao autor, dedicando-lhe, desde junho deste ano, uma sala temática no seu interior, criada também em parceria com a Fundação José Saramago.