Livraria Lello sugere…

Livraria Lello sugere… "Selected Poems", de Jorge Luís Borges, e "Pão com Fiambre", de Charles Bukowski

Dois escritores muito diferentes têm em comum o mês de nascimento – agosto – e o facto de terem deixado uma marca única no panorama da literatura mundial: Jorge Luís Borges e Charles Bukowski. Selected Poems, de Jorge Luís Borges, e Pão com Fiambre, de Charles Bukowski, são as sugestões dos livreiros da Livraria Lello para o mês de Agosto.

Colocamos os dois autores lado a lado, neste texto e também no primeiro piso da Livraria Mais Bonita do Mundo. Fazem parte de uma secção dedicada aos escritores que representam, com a sua força criativa e contributo para as letras e para o pensamento humano, o melhor da literatura mundial, apesar de nunca terem recebido um Prémio Nobel da Literatura. Uma seleção da Livraria Lello, que pretende despertar a discussão em torno da questão “What Makes a Nobel?”.

Selected Poems, Jorge Luís Borges

Jorge Luís Borges criou um universo fantástico, insólito e transcendente, através de enredos labirínticos e mitologias metafísicas. Abordou temas tão profundos e filosóficos como o tempo, a eternidade ou o infinito. Escreveu ficção – é sem dúvida um dos nomes maiores do conto –, crítica e ensaio, com grande originalidade e lucidez. Sentia-se, acima de tudo, poeta.

Selected Poems é uma coletânea bilíngue, em inglês e espanhol, que reúne cerca de duzentos poemas do autor – incluindo dezenas de textos nunca antes traduzidos.

A obra reflete toda a carreira literária de Jorge Luís Borges, do seu primeiro volume de versos, Fervor de Buenos Aires (1923), até ao seu último trabalho, Los Conjurados, publicado no ano que antecedeu a sua morte (1986). As traduções para inglês são da responsabilidade de um elenco notável, que inclui Robert Fitzgerald, Stephen Kessler, WS Merwin, Alastair Reid, Mark Strand, Charles Tomlinson e John Updike.

Pão com Fiambre, Charles Bukowski

Numa das entrevistas que compõem o documentário “The Bukowski Tapes” (1987), Bukowski afirma sem rodeios: “Eu não gosto de pessoas. Só gosto de mim. Deve haver qualquer coisa errada nisto. Não sei o que é, mas não o vou tentar curar. Tudo o que quero é ser aquilo que sou”. Na forma e no conteúdo, esta declaração é reveladora do estilo inconfundível do autor: cru, violento, direto, sem meias palavras e completamente fiel a si mesmo.

Em Pão com Fiambre, amplamente considerado o melhor de todos os seus romances, Charles Bukowski descreve uma infância e uma juventude amargas. Narra-as através da voz do seu famoso alter-ego, Henry Chinaski, desde a primeira memória, aos dois anos de idade.

As impressões do seu primeiro encontro com outras crianças, as primeiras intuições sobre justiça social, a primeira vez que leva uma tareia do pai, a primeira vez que se masturba, a primeira bebedeira, ou a primeira luta, são algumas das experiências apresentadas numa narrativa que cruza o cómico, o trágico e o nostálgico de forma brilhante. Pão com Fiambre é uma das maiores referências da literatura americana contemporânea.



Para encomendar estas ou outras obras Jorge Luís Borges e Charles Bukowski, envie-nos um email para info@livrairalello.pt.