Livraria Lello sugere…

Livraria Lello sugere… "O Vício dos Livros" e "Para Onde Vão os Guarda-Chuvas", de Afonso Cruz

Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta, músico e o “Autor do Mês” de outubro da Livraria Lello. Publicou mais de 30 livros e ilustrou outros tantos, entre romances, contos, ensaios, poesia, teatro e não-ficção. Na autobiografia que acompanha as suas obras inclui duas notas fundamentais: “vive no campo e gosta de cerveja”.

A sua mais recente obra foi lançada em abril, precisamente no Dia Mundial do Livro. Em O Vício dos Livros, a Literatura é protagonista de um conjunto de relatos históricos, curiosidades, reflexões e memórias pessoais imperdíveis.

 Afonso Cruz é também o autor de romances como Para Onde Vão os Guarda-Chuvas. Uma obra que, ora através de uma beleza quase poética, ora através dos mais violentos relatos, se reveste de uma humanidade verdadeiramente inquietante. Estes dois títulos são as sugestões dos Livreiros da Livraria Lello para este mês.

O Vício dos Livros, Afonso Cruz

Uma obra que os viciados em livros não podem perder e que promete ajudar a avolumar o número de adictos ao prazer da leitura.  Se motivos faltassem, num dos textos incluídos em O Vício dos Livros, Afonso Cruz cita um estudo da Universidade de Yale para expor os benefícios da leitura: “Ler 30 minutos por dia fará viver, em média, mais dois anos. Se não for pelo prazer de ler, talvez devamos ler pela nossa saúde.”

Mas nem todos os argumentos são puramente objetivos. Numa outra passagem, o autor conta que o avô lhe oferecera o livro Eles Vieram de Madrugada, de Manuela Câncio Reis (cujo marido foi preso político durante longos anos). A dedicatória do avô (também preso político) dizia: “Para o meu neto, para que ele perceba um pouco daquilo que passei”. “Este livro deixou então de ser de Manuela Câncio Reis para passar a ser o livro que o meu avô me escreveu. E a voz que ouvi enquanto lia o livro era a sua”, escreve Afonso Cruz, destacando o valor emocional das histórias que tornam cada livro único.

O Vício dos Livros é uma deliciosa coletânea de pequenos textos que, na sua maioria, foram originalmente publicados no Jornal de Letras, Artes e Ideias onde Afonso Cruz assina a crónica mensal Paralaxe. Entre relatos históricos e curiosidades literárias, reflexões e memórias pessoais, o autor dialoga com várias obras, outros tantos escritores e todos os leitores, fazendo da Literatura protagonista.

Para Onde Vão os Guarda-Chuvas, Afonso Cruz

Para Onde Vão os Guarda-Chuvas passa-se num Oriente romanceado, baseado no que pensamos que foi o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente (e qualquer outro local no mundo) tem de mágico, de diferente e de perverso.

Num emaranhado de histórias habilmente construído, Afonso Cruz leva o leitor a conectar-se profundamente com o universo emocional de cada uma das personagens. Ora através de uma beleza quase poética, ora através dos mais violentos relatos, constrói uma narrativa revestida de humanidade e verdadeiramente inquietante.

Para Onde Vão os Guarda-Chuvas é uma das obras mais aclamadas do autor. O livro foi publicado em 2013 e venceu, no ano seguinte, o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para Melhor Livro de Ficção Narrativa. É unanimemente considerado pela crítica “o ponto alto da capacidade narrativa” de Afonso Cruz.


Para encomendar estas ou outras obras de Afonso Cruz, envie-nos um email para info@livrairalello.pt.

 

No dia 22 de outubro, pelas 21h00, a Livraria Lello recebe Afonso Cruz para uma conversa intimista sobre a sua obra, no âmbito do evento “Autor do Mês”. Adicione à sua agenda!