gmail.com, yahoo.com, hotmail.com, outlook.com, icloud.com, aol.com, mail.com, protonmail.com, zoho.com, yandex.com, live.com, qq.com, 163.com, 126.com, sina.com, rediffmail.com, rocketmail.com, t-online.de, web.de, orange.fr, laposte.net, yahoo.co.uk, btinternet.com, libero.it, tin.it, naver.com, hanmail.net, yahoo.co.jp, docomo.ne.jp, ezweb.ne.jp, mail.ru, bk.ru, list.ru, inbox.ru, yandex.ru, yandex.ua, yandex.by, yandex.kz, yandex.com.tr, gmx.net, gmx.com, webmail.co.za, yahoo.com.br, hotmail.co.uk, hotmail.fr, hotmail.de, hotmail.com.au, hotmail.es, hotmail.it, hotmail.com.mx
A Fundação Livraria Lello abre portas com uma exposição sobre desinformação. Mais informações no menu.
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

Livraria Lello eleita ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ pela comunidade mundial One Thousand Libraries

x
A Livraria Lello, no Porto, foi eleita como “A Livraria Mais Bonita do Mundo”, desta vez, pela plataforma mundial One Thousand Libraries (1000 Libraries), a maior comunidade online de fãs de bibliotecas e livrarias do mundo.

A divulgação da votação foi realizada esta quarta-feira, 30, pela promotora da iniciativa, tendo a Livraria Lello recebido o título de ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’, seguida da Shakespeare & Company (Paris, França) e da Dujiangyan Zhongshug (Dujiangyan, China), em segundo e terceiro lugar respetivamente.

Foram quinze as livrarias finalistas do concurso internacional para eleger as três livrarias mais bonitas do mundo. Na votação participaram 200 mil internautas a nível mundial. 
A votos no concurso estiveram, igualmente, as bibliotecas mais bonitas do mundo, tendo o Real Gabinete Português de Leitura sido eleito para o pódio das três mais belas a nível mundial, o que significa que a língua portuguesa foi duplamente premiada.
Ao longo dos anos, a Livraria Lello tem-se destacado pelo seu valor patrimonial, arquitetónico e cultural. A Lello foi referida pela primeira vez como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’, pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas, num artigo publicado no diário El País.
Em 2008, o jornal inglês The Guardian considerou-a uma das mais belas do mundo e três anos depois, no seu guia Lonely Planet’s Best in Travel 2011, a editora de viagens referiu-a como uma das melhores do mundo, descrevendo-a como “uma pérola de arte nova”.
Já em 2015, a revista Time colocou-a entre as livrarias mais interessantes do mundo, salientando o seu valor histórico e artístico, e a CNN volta a considerá-la a mais bela do mundo. Um ano depois, é a vez da National Geographic considerar a Livraria Lello uma das mais bonitas do planeta. A esta lista junta-se agora, em 2023, a plataforma 1000 Libraries. 

A Livraria Lello é também Monumento de Interesse Público desde 2013 e aguarda reclassificação como Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte, e de Portugal. É este caminho, guiado pela diferença, criatividade e inovação que queremos continuar a traçar para a Livraria Lello e para o território, contribuindo para o posicionamento da região como destino de eleição e incentivar outros parceiros do Norte e do Porto”, destaca a Administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto.