Afonso Cruz é Autor do Mês na Livraria Lello

No dia 22 de outubro, pelas 21h00, a Livraria Lello recebe o premiado autor Afonso Cruz para uma conversa intimista sobre a sua obra.
Afonso Cruz é Autor do Mês na Livraria Lello
Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta, músico e o “Autor do Mês” de outubro da Livraria Lello. Publicou mais de 30 livros e ilustrou outros tantos, entre romances, contos, ensaios, poesia, teatro e não-ficção. Na autobiografia que acompanha as suas obras inclui duas notas fundamentais: “vive no campo e gosta de cerveja”.

A cerveja faz, aliás, parte do título de um dos seus maiores êxitos, Jesus Cristo Bebia Cerveja (2012). É autor de outros romances de sucesso como A boneca de Kokoschka (2010), Para Onde Vão os Guarda-Chuvas (2013), Flores (2015) ou Nem todas as Baleias Voam (2016).

A sua obra mais recente foi lançada em abril de 2021, precisamente no Dia Mundial do Livro. Em O Vício dos Livros, a Literatura é protagonista de um conjunto de relatos históricos, curiosidades, reflexões e memórias pessoais imperdíveis. Entre o final de outubro e o início de novembro sairá, em Portugal, um novo romance do autor, Sinopse de amor e de guerra.

Como escritor já foi distinguido com: o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores; o Prémio Fernando Namora; o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores; o Prémio Time Out - Melhor Livro do Ano; o Prémio da União Europeia para a Literatura; o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e o Prémio Literário Maria Rosa Colaço.

Cinema, ilustração e música: o artista para além do escritor

Enquanto realizador, fez sobretudo cinema de animação. Com a curta-metragem Dois Diários e um Azulejo, baseada na obra do poeta português Mário de Sá Carneiro e realizada em conjunto com Luís Alvoeiro e Jorge Margarido, em 2002, ganhou duas menções honrosas (Cinanima e Famafest) e participou em diversos festivais internacionais. Também foi o realizador de O Desalmado e da série Histórias de Molero (uma adaptação do livro de Dinis Machado, O Que Diz Molero).
Como ilustrador, publicou vários trabalhos na imprensa e em manuais escolares e ilustrou cerca de três dezenas de livros infantis, com textos de José Jorge Letria, António Manuel Couto Viana, Alice Vieira e António Mota, entre outros. Ganhou o 2015 o Prémio Nacional de Ilustração, com o livro Capital.

Afonso Cruz faz ainda parte da banda The Soaked Lamb. Já gravou três álbuns, para os quais compôs vários originais, escreveu letras, cantou e tocou diferentes instrumentos.