Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um Ticket-Voucher para nos visitar!
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO O Livro ideal para Si

Livraria Lello doa 10 mil euros à UNICEF para ajudar crianças ucranianas vítimas da guerra

Os mil exemplares de O Principezinho em ucraniano, editados pela Livraria Lello no âmbito da campanha solidária “Livraria Lello X UNICEF – READ FOR UKRAINE” já esgotaram. Por cada exemplar vendido, a Livraria vai doar 10 € à UNICEF.

Livraria Lello X UNICEF: Read For Ukraine


 

A notícia chega no dia em que se assinalam 122 anos desde o nascimento de Antoine de Saint-Exupéry, autor de um dos livros mais inspiradores de todos os tempos – O Principezinho.  A obra foi o objeto desta campanha solidária, numa edição em ucraniano e feita exclusivamente por profissionais ucranianos (tradução, paginação e revisão), que fizeram o trabalho enquanto viviam, na primeira pessoa, a escalada do conflito.

Com a ajuda dos seus leitores, aquela que é reconhecida como a Livraria Mais Bonita do Mundo vai agora doar um total de 10 mil euros à principal agência humanitária mundial a trabalhar para a promoção e defesa dos direitos das crianças, a UNICEF. “Estamos muitos gratos a todos os nossos leitores que aderiram à campanha e nos ajudaram a, em pouco mais de um mês, alcançar o objetivo ao qual nos propusemos. Com esta iniciativa, mostramos que um livro pode ser uma poderosa arma do bem e um refúgio seguro para realidades demasiado difíceis de enfrentar”, destaca a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto.

A UNICEF vai aplicar o valor doado em ajuda concreta para as crianças ucranianas. Beatriz Imperatori, directora-executiva da UNICEF Portugal afirma que “esta iniciativa da Livraria Lello é um exemplo de como juntos podemos fazer mais e com melhores resultados, e de como a cultura tem um papel fundamental no trazer de alguma normalidade às crianças que, num contexto que nada tem de normal, podem ainda assim dar largas à sua imaginação. A situação urgente que se vive na Ucrânia não tem precedentes e exige ação continua e imediata. Com o número de crianças diretamente afetadas pela violência e que fogem das suas casas a aumentar diariamente, as necessidades no terreno são cada vez maiores e não podemos esquecer que cada uma destas crianças precisa de toda a proteção. As equipas UNICEF estão e continuarão a trabalhar com os governos nacionais, e as autoridades locais de toda a região, para pôr em prática mais medidas destinadas a garantir a segurança dos milhões de crianças que precisam de ajuda”.
 

Figuras públicas participaram em movimento de leitura pelas vítimas da guerra na Ucrânia
 

A apresentadora Catarina Furtado, a cantautora Mafalda Veiga, o ator e apresentador Pedro Granger, a atriz Sílvia Riso e o escritor Valter Hugo Mãe são alguns exemplos de personalidades que também se associaram a esta campanha solidária, participando na ação lançada nas redes sociais, para ajudar a divulgar a iniciativa.

O desafio #readforukraine consistiu em ler um capítulo d’O Principezinho, partilhar o vídeo dessa leitura nas redes sociais, com a hashtag #readforukraine e a identificação da Livraria Lello, e nomear 3 outros amigos para fazerem o mesmo, contribuindo para fazer chegar a mais gente a informação sobre a campanha “Livraria Lello X UNICEF – READ FOR UKRAINE”.

Recorde-se que o protocolo de colaboração entre a Livraria Lello e a UNICEF foi assinado no passado dia 24 de maio, dia em que assinalaram três meses desde o início da guerra na Ucrânia. Nesse mesmo dia foi lançada a edição especial em ucraniano de O Principezinho, numa sessão conduzida por Pedro Granger, fã e colecionador deste clássico da literatura.