Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um Ticket-Voucher para nos visitar!
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO O Livro ideal para Si

Livraria Lello apresenta coleção assinada de primeiras edições de Harry Potter a leilão

Uma coleção completa das primeiras edições de Harry Potter, assinadas pela autora, que faz parte do espólio da Livraria Lello, vai integrar o Leilão de Livros e Manuscritos Valiosos da Christie's, que acontecerá em Londres, no dia 13 de julho. Parte das receitas da venda será oferecida pela administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto, à Fundação Lumos, criada por J.K. Rowling.

Livraria Lello apresenta coleção assinada de primeiras edições de Harry Potter a leilão


 

O Leilão de Livros e Manuscritos Valiosos da leiloeira internacional Christie's apresentará uma coleção completa das primeiras edições de Harry Potter, cada uma assinada ou inscrita por J.K. Rowling (estimativa de valor: £100,000-150,000; correspondendo a cerca de 116 mil € -174 mil €). A coleção faz parte do espólio daquela que é conhecida como “A Livraria Mais Bonita do Mundo”, e uma parte das receitas da venda será doada à Fundação Lumos. A coleção inclui a muito rara primeira edição de capa dura, primeira impressão, de Harry Potter e a Pedra Filosofal, com erros nas palavras “varinha”, na página 53 e “Filosofal”, na contracapa. Desde 2014 que não aparecia em leilão uma coleção completa, incluindo esta rara primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal. O conjunto estará exposto na leiloeira Christie's, em Londres, de 9 a 12 de julho, no âmbito da Christie's Classic Week.

O conjunto destas edições raras é propriedade da Livraria Lello. A emblemática Livraria portuense tem vivido, desde 2015, uma segunda vida, com a entrada da família Pedro Pinto (que detém atualmente a maioria do capital do social) na sua administração, apostando na valorização do livro enquanto objeto de investimento e num vasto programa cultural. Já este ano, foi inaugurada uma sala especial e exclusiva dentro da Livraria Lello, a Gemma. Este é um espaço inteiramente dedicado a livros raros, livros antigos e primeiras edições.

Também desde 2015, a Livraria Lello definiu uma nova missão: pôr o mundo inteiro a ler. Neste contexto, o leilão desta coleção raríssima de primeiras edições de Harry Potter pretende chamar a atenção para a importância do livro e, acima de tudo, para o papel que este feiticeiro e a sua autora tiveram ao encorajar milhares de jovens de todo o mundo a ler.

O leilão tem lugar no 25º aniversário do lançamento da primeira edição de Harry Potter. Há 25 anos, apenas 500 cópias da versão de capa dura de Harry Potter e a Pedra Filosofal foram impressas, 300 das quais foram distribuídas por bibliotecas. Após o sucesso fenomenal do primeiro livro, com a história do jovem feiticeiro a conquistar fãs em todo o mundo, as aventuras continuaram, com cada livro a acompanhar um ano na Escola de Bruxaria e Feitiçaria de Hogwarts, e com as tiragens das primeiras edições a aumentarem de acordo com a procura esperada.

Uma parte das receitas deste leilão será doada pela Livraria Lello à Lumos, uma instituição internacional de solidariedade, que luta por um futuro em que cada criança é criada num lar seguro, carinhoso e familiar, trabalhando para acabar com a institucionalização. Fundada por J.K. Rowling em 2005 e batizada em homenagem ao feitiço de doação de luz em Harry Potter, a Lumos ilumina as causas profundas da separação familiar – pobreza, conflito e discriminação – e demonstra que as crianças podem viver em segurança com as suas famílias. A Lumos apoia famílias na Colômbia, no Haiti, na Jordânia, no Panamá, na Moldávia e no Quénia. Nos últimos meses, tem reforçado o seu trabalho na Moldávia para fazer chegar alimentos, medicamentos, artigos de higiene, e material didático a famílias vítimas da crise na Ucrânia.