Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um Ticket-Voucher para nos visitar!
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO O Livro ideal para Si

ALBERTO MANGUEL É AUTOR DO MÊS NA LIVRARIA LELLO

No dia 16 de maio, pelas 21h00, a Livraria Lello recebe o premiado autor e confesso bibliófilo Alberto Manguel para uma conversa intimista sobre a sua vida literária, com a jornalista Ana Daniela Soares.

Alberto Manguel


 

Alberto Manguel é escritor, tradutor, ensaísta e editor. Nasceu na Argentina, onde privou com Jorge Luís Borges, já viveu no Canadá, em Espanha, França, Itália e Inglaterra, e está desde 2020 em Portugal. Ao longo de uma vida dedicada aos livros, publicou mais de 40 obras, entre romances, antologias e não-ficção. No mês em que lança a sua mais recente obra – Um Diário de Leituras – Alberto Manguel é o “Autor do Mês” na Livraria Lello.

Em Um Diário de Leituras, ao longo de um ano, Alberto Manguel regressa a 12 dos seus livros preferidos (mais um, Viagens na Minha Terra, acrescentado exclusivamente para a edição portuguesa) e anota num registo íntimo, mês a mês, a ligação direta entre a literatura e a vida. É, em grande medida, dessa ligação que se faz a história do autor…
 
Manguel era ainda adolescente quando conheceu o escritor Jorge Luís Borges na livraria Pygmalion, em Buenos Aires, onde trabalhava depois da escola. Durante quatro anos, todas as semanas lia para o autor, que estava já praticamente cego. Uma experiência que o fez emergir cada vez mais no mundo dos livros, do qual fez vida, até hoje.

Alberto Manguel tornou-se ensaísta, romancista premiado e autor de vários best-sellers internacionais, como Dicionário de Lugares Imaginários, Uma História da Leitura, Uma História da Curiosidade, A Biblioteca à Noite, Embalando a Minha Biblioteca e Com Borges. Foi diretor da Biblioteca Nacional da Argentina entre 2016 e 2018. Recebeu, entre outros, o Prémio Formentor das Letras, o Prémio Gutenberg e o Prémio Alfonso Reyes. Atualmente, vive em Lisboa.

Em 2020, quando se mudou para a capital portuguesa, o autor doou a sua biblioteca à cidade. Ao todo são 40 mil livros que estão na base da criação do Espaço Atlântida - Centro de Estudos de História da Leitura/ EGEAC do qual é diretor.

A Livraria Lello será palco de uma conversa intimista entre o escritor e a jornalista Ana Daniela Soares, para a qual todos os amantes de livros estão convidados. A sessão é de entrada livre, mediante inscrição no website da Livraria Lello [aqui]. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página de Facebook ou no canal de Youtube da Livraria Lello.