Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um Ticket-Voucher para nos visitar!
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO O Livro ideal para Si

Livraria Lello recebe Filipe Melo e Juan Cavia

Filipe Melo


 

Os autores do best seller Balada para Sophie estarão na Livraria Mais Bonita do Mundo, no dia 21 de outubro, pelas 21h30, para uma conversa imperdível, conduzida pelo encenador Luís Araújo.

Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desde cedo, revelou a sua paixão pelo piano, mais concretamente, pelo jazz e improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston e, depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Na área do cinema, foi o criador de vários projetos como I’ll See You in My Dreams, Um Mundo Catita e Sleepwalk.

Em 2009, estreou-se como escritor, com a publicação da banda desenhada As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy e, desde então, publicou várias BD’s. Em 2012 é convidado a escrever uma antologia comemorativa dos 25 anos da Dark Horse Comics, ao lado dos grandes escritores de banda desenhada, Frank Miller e Mike Mignola.

O autor tem livros publicados em vários países, como França, Polónia, Brasil, EUA, entre outros. Muitas destas obras resultam da colaboração com Juan Cavia, conhecido diretor argentino de arte para cinema e publicidade. Em 2020, publicaram Balada para Sophie, uma novela gráfica dedicada a Beatriz Lebre, uma jovem pianista e estudante universitária de Psicologia, morta por um colega de universidade.

A crítica nacional e internacional não ficou indiferente à obra, que, desde então, tem somado diversos prémios. Em 2021, foi distinguida como Melhor Banda Desenhada de Autor Português no festival AmadoraBD e com o prémio de Livro do Ano da Livraria Bertrand.  Em 2022, foi nomeada para quatro prémios Eisner – prémios conceituados nos EUA, para novelas gráficas –, na ComiCon de San Diego, nas categorias de Melhor Álbum de Banda Desenhada, Melhor Edição Americana de um Livro Estrangeiro, Melhor Escritor (Filipe Melo) e Melhor Ilustrador / Artista Multimédia (Juan Cavia).

Esta sessão, conduzida pelo encenador Luís Araújo, é de entrada livre, mediante inscrição prévia, através do website da Livraria Lello. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página de Facebook ou no canal de Youtube da Livraria Lello.