Aniversario
Ler em Português
Read in English
Contactos/ Contacts

PROGRAMA
 

09h30 – Lançamento das primeiras edições de Os Lusíadas e Mensagem em árabe, em direto do Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020.

10h00 – Tributo Musical à Literatura Portuguesa com a participação de Ricardo Ribeiro, Tiago Bettencourt e Joana Alegre.

10h30 – Inauguração do Bolo do 116ª Aniversário da Livraria Lello – Painel de azulejos efémero da autoria do ilustrador Gonçalo Viana.

10h50 – 18h00 – Entrada livre na Livraria Lello, com oferta da primeira edição de Os Lusíadas ou Mensagem em árabe para os primeiros 116 visitantes.



Livraria Lello: a Cultural Stopover

Desde 1906 a traçar novos caminhos, no dia em que celebra o seu 116º aniversário, a Livraria Lello partilha consigo o início de mais uma viagem. Pela primeira vez, celebramos o nosso aniversário também fora de portas, naquele que é, em 2022, o palco onde todo o mundo se mostra: o Dubai. Estamos no Porto, como sempre, com uma festa memorável, aberta a toda a comunidade, mas igualmente a 8045 quilómetros de distância, na Exposição Universal 2020, acolhida pelo Dubai.

Porque não há fronteiras para a cultura, nem para a Literatura, contribuímos para a missão maior de levar Portugal (e o Porto) ao Mundo Árabe e, a partir daqui, a todo o planeta. Fazemos chegar ao outro lado do mundo, pela primeira vez traduzidas para árabe, duas obras que, em tempos diferentes, traduzem com mestria literária eterna Portugal e os Portugueses: Os Lusíadas e Mensagem. Relatos de coragem e audácia que hoje, tal como no século XVI e no século XX, relembram o arrojo do passado para inspirar um futuro de superação. Por, pelo menos, mais 116 anos.

A língua árabe tem cerca de 274 milhões de falantes, o que a coloca com a quinta mais falada em todo mundo. Surpreendentemente, duas das maiores obras da literatura portuguesa, Os Lusíadas de Luís de Camões, e Mensagem de Fernando Pessoa, nunca haviam sido traduzidas para árabe. “Como exportadores e promotores da Literatura e da Cultura portuguesas, é com grande satisfação que contribuímos para que duas obras que retratam de forma tão especial o país e o seu povo cheguem ao mundo árabe”, explica a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto.

Numa ode há multiculturalidade, característica que é a ponte perfeita entre a Livraria Lello e o Dubai, o lançamento acontece a 13 de janeiro, no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020. O evento, marcado para as 13h00 (horário local) / 09h00 (em Portugal) é promovido em parceria com a AICEP Portugal Global - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, conta com a presença do Comissário de Portugal para Expo Dubai, Luís Castro Henriques, do Sr. Secretário de Estado para a Internacionalização e do Embaixador de Portugal nos Emirados Árabes Unidos. O memento marca o início das comemorações do Dia de Portugal na Expo Dubai (14 de janeiro).  

Aniversario
Primeira edição em árabe de Os Lusíadas

Quantas palavras são precisas para contar um país inteiro que descobre todo um mundo novo? Camões escreve todas e cada uma delas. São 10 cantos, 1102 estrofes e 8816 versos, que erguem Os Lusíadas, e narram a grande epopeia chamada Portugal.

E porque tamanha epopeia não pode ficar refém de uma só Língua, Camões é um dos poetas portugueses cujas palavras percorrerem os caminhos do mundo, ao longo dos últimos cinco séculos. Podemos encontrar versões d’Os Lusíadas em espanhol, russo, francês, alemão, italiano, húngaro, holandês, japonês, dinamarquês, sueco e até em concani ou esperanto. Faltava o árabe. Surge agora, numa lindíssima edição, integrada na coleção de clássicos da Livraria Lello – The Collection – e lançada hoje, na Expo Dubai 2020. A tradução é de Abdeljelil Larbi, professor de Literatura Árabe no Instituto Universitário de Lisboa.

Primeira edição em árabe de Mensagem

Mensagem é o sonho que Fernando Pessoa tem de Portugal. É o único livro de poemas em português publicado em vida e assinado em nome próprio pelo autor. Nos 44 poemas de Mensagem contam-se séculos de história, preenchidos por glórias, heróis e mitos. Tal como Camões fizera, quatrocentos anos antes, o poeta olha para a grandeza das viagens marítimas como um incitamento para o sonho e para ação: “É a Hora!”, escreve no último verso.

Movida pelo sonho de fazer conhecer Portugal a todo o Mundo, através dos livros e da Literatura, a Livraria Lello lança a primeira edição de sempre de Mensagem traduzida para árabe. A obra faz parte da coleção de clássicos da Livraria Mais Bonita do Mundo e foi traduzida por Abdeljelil Larbi, professor de Literatura Árabe no Instituto Universitário de Lisboa. “É a hora!” Hoje, no Dubai e no Porto, celebra-se o mundo.
Aniversario
Tributo a Musical à Literatura portuguesa

No Porto, a celebração dos 116 anos da Livraria Lello será marcada por um momento musical, protagonizado por três artistas nacionais de renome: Ricardo Ribeiro, Joana Alegre e Tiago Bettencourt.

Ricardo Ribeiro - Valsa da Libertação, Pedro Homem de Mello

Ricardo Ribeiro nasceu em Lisboa. Começou a cantar entre amigos e estreou-se publicamente com apenas 12 anos, na Académica da Ajuda. Recebe, em 2005, o prémio Revelação Masculina da Fundação Amália Rodrigues. Em 2006 a Casa da Imprensa atribui-lhe o seu prémio revelação. O fadista despertou a atenção da crítica internacional quando, em 2008, colaborou no disco “Em Português” do alaudista Rabih Abou Khalil, editado pela Enja Records. O disco “Em Português” foi eleito um dos 10 melhores álbuns “Top of the World” da revista britânica “Songlines” que se refere a Ricardo Ribeiro como “...the rising star of Lisbon Fado”. A Fundação Amália volta a distinguir Ricardo Ribeiro, em 2011, desta feita com o prémio Melhor Intérprete. A 27 de janeiro de 2015 recebe, das mãos do Presidente da República Cavaco Silva, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Fora de portas, Ricardo Ribeiro é nomeado para a categoria de Melhor Artista de 2015 pela revista britânica Songlines, numa votação inteiramente decidida pelo público. Foi agraciado com o Prémio Carlos Paredes´17 em ex-aequo com o grupo Quarteto Artemsax & Lino Guerreiro, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e recebeu igualmente uma menção no Prémio José Afonso 2017 também com o seu último álbum. Em Abril de 2019, lança, com Jarrod Cagwin e João Paulo Esteves da Silva, o seu novo trabalho “Respeitosa Mente” (2019).

Joana Alegre – Infante, Fernando Pessoa

Joana Alegre nasceu em 1985, em Lisboa, e desde sempre que a música fez parte da sua vida, tendo uma vasta formação musical, tendo começado por estudar guitarra na Academia Duarte Costa e mais tarde voz, guitarra e piano complementar no Hot Clube de Portugal, tendo feito também um curso de verão na New School For Jazz And Contemporary Music, em Nova Iorque. Em fevereiro de 2008 ficou em 4º lugar no Billboard World Songwriting Contest, com a canção Tribute To M, interpretada por Joana Melo, e em 2010 integrou o Melhor Combo, que foi premiado na Festa do Jazz no Teatro São Luiz, em Lisboa. Em 2011 lançou o seu primeiro disco de originais, intitulado The Pulse. Em 2019, além de ter sido semifinalista no International Songwriting Competition, com o tema Vast, participou no programa The Voice Portugal, onde arrebatou tudo e todos com a sua prova cega, onde interpretou Jenny Of Old Stones, de Florence + The Machine. Acabou em terceiro lugar. Estará agora a preparar o seu próximo álbum.
Paralelamente ao seu percurso musical, Joana Alegre é licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais, e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, e desde 2017 que exerce mandato como deputada independente na Assembleia Municipal de Lisboa, tendo sido eleita pelo Movimento Cidadãos Por Lisboa.

Tiago Bettencourt - Canção, Fernando Pessoa

Autor de várias composições de referência da nova música portuguesa, e sempre em português, foi em 2003 que embarcou naquela que seria a sua primeira aventura em estúdio, com os Toranja, marcando para sempre o panorama musical português. ​Em 2006 os Toranja anunciam uma pausa prolongada e é então que Tiago Bettencourt parte para o Canadá e tendo como banda de apoio os Mantha, grava o álbum "Jardim".​ Em 2010, é editado "Em Fuga”.​ No final do ano de 2011 é editado "Tiago na Toca e os Poetas". A 26 de Novembro de 2012 chega às lojas “Acústico”, uma imensa celebração onde reúne os convidados Lura e Jorge Palma, e munido dos melhores momentos de uma carreira exemplar assinala um percurso de uma década de muitas experiências e sucessos reveladores de uma das maiores vozes nacionais e de um dos grandes autores da sua geração. ​ Em 2014, Tiago Bettencourt apresenta o novo disco “Do Princípio”.​ 2017 fica marcado pelo lançamento do seu novo disco “A Procura” que reflete ao longo das suas 11 canções esta busca incessante do artista pelos vários quadrantes musicais característicos do próprio e mais além ainda. ​ A 30 de Outubro de 2020, Tiago Bettencourt lança o tão aguardado novo álbum de originais – “2019 Rumo ao Eclipse”, o sétimo da sua carreira. ​Este novo trabalho é composto por 12 temas, todos da autoria e produção do próprio, e tem a participação especial de Mariza na faixa “Nuvem”.



Inauguração de nova instalação artística nas Montras

“Livraria Lello: a cultural Stopover” foi o ponto de partida para a instalação artística que assinala o 116º aniversário da Livraria Lello, assinada pelo portuense Atelier Caviar. Assim, de um lado temos o objeto no qual se centra toda a atuação da Livraria Lello: o Livro. Do outro, está representada a exportação da cultura através dos livros, da Livraria Lello para o Mundo. Estas montras refletem não só o desejo de internacionalização, e o carater multicultural da Livraria Lello, mas também a sua principal missão: pôr o mundo inteiro a ler.


Bolo do 116º Aniversário da Livraria Lello
Painel de azulejos efémero


Uma doce e efémera obra de arte com ilustração do premiado ilustrador português Gonçalo Viana e os sabores orientais conjugados pela mestria da Chocolatitude – chocolataria artesanal. A interpretação da fachada da Livraria Lello em azulejo, elemento comum dos imaginários árabe e português, simboliza a multiculturalidade que, diariamente, é celebrada na Livraria Mais Bonita do Mundo.