Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um Ticket-Voucher para nos visitar!
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO O Livro ideal para Si

Amor + Destino = Amor Proibido

Amor + Destino = Amor Proibido
Por Hugo Cardoso

Romeu e Julieta é, sem dúvida, uma das maiores histórias de amor de todos os tempos. Na Primavera das suas vidas, Romeu, de 16 anos, e Julieta, de 13 anos, apaixonam-se loucamente desafiando a rivalidade das suas famílias. O amor proibido acaba por levar o jovem casal à morte.

"A Melhor e mais Lamentável Tragédia de Romeu e Julieta", como Shakespeare lhe chamou originalmente, exemplifica perfeitamente o contraste entre as normas e crenças sociais e religiosas e a busca da felicidade individual. A peça não precisa de introdução, uma vez que a história de Romeu e Julieta está tão entrelaçada com a paisagem social e cultural da humanidade que explicá-la seria como descrever a Torre Eiffel.

A crueza e a beleza deste amor proibido têm vindo a inspirar a cultura pop desde a sua estreia, há 425 anos. A peça influenciou músicos desde Lou Reed (Romeu had Juliet, 1989) até Drier Straights (Romeo and Juliet, 1981), também inspirou o mundialmente famoso musical West Side Story de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim (1957).
 
Talvez uma das adaptações mais famosas seja o filme de culto de Baz Luhrmann (Moulin Rouge!, 2001) de 1996 Romeu + Julieta protagonizado por Leonardo DiCaprio e Claire Danes. Situada em Verona Beach, Califórnia, a adaptação de Luhrmann mantém o texto original (quase) inalterado, dando uma perspetiva contemporânea da peça na América dos anos 90.

Publicado pela Livraria Lello com ilustrações raras de Salvador Dali na The Collection, Romeu e Julieta é o tema que traz a Primavera às nossas montras. Inspirado no universo kitsch dos anos 90 de Luhrmann presente em Romeu + Julieta, uma explosão de cores e flores pretende trazer dois clássicos - de Shakespeare e de Luhrmann - à livraria mais bonita do mundo e, consequentemente, ligar ambas as obras às gerações mais jovens. 
 

SOBRE O AUTOR:
Hugo Cardoso é um jovem criativo formado em Teatro pela Academia Contemporânea de Espetáculo, do Porto. Dono de uma mente inquieta que alimenta, sobretudo, com viagens, livros e cinema, começou a trabalhar na Livraria Lello como Livreiro há mais de 10 anos. Em 2020, assumiu funções como Diretor Criativo na Livraria Mais Bonita do Mundo.