Valter Hugo Mãe revela na Livraria Lello os bastidores da adaptação do livro “O Filho de Mil Homens”
A Livraria Lello recebe, no próximo dia 22 de novembro, o autor Valter Hugo Mãe, para uma nova sessão da rubrica “Em Nome Próprio” — desta vez, ainda mais especial. Aproveitando o momento da estreia de O Filho de Mil Homens no cinema, a Livraria apresenta o trailer da adaptação do livro “O Filho de Mil Homens” e abre espaço para o autor revelar os bastidores deste processo criativo.
Na semana da estreia do filme “O Filho de Mil Homens” nos cinemas e na Netflix, o autor Valter Hugo Mãe protagoniza uma sessão única na Livraria Lello. O escritor escolhe o Porto e esta sua livraria centenária para partilhar com os leitores, em primeira mão, as peripécias da mais recente adaptação do seu livro “O Filho de Mil Homens” para o grande ecrã.
Neste livro, o autor reflete sobre o conceito de família e a relação que os seus vários membros protagonizam. A narrativa gira em torno de um pescador chamado Crisóstomo, que procura aquilo de que sente falta: um filho. Com a chegada de Camilo, a sua vida muda para sempre.
Esta sessão da rubrica “Em Nome Próprio” será uma conversa íntima, em que o artista partilhará o seu percurso humano e profissional. Com moderação da investigadora de Literatura Contemporânea Portuguesa e Programadora Cultural da Livraria Lello, Maria Bochicchio, a conversa permitirá aprofundar a ligação de Valter com as várias formas artísticas.
Artista multifacetado, Valter Hugo Mãe não é apenas um escritor. É um artista completo, que faz com que a sua Arte dialogue com as várias expressões artísticas, e que leva o nome de Portugal além-fronteiras.
Para Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello, é um enorme gosto receber Valter na Livraria Lello, já que é como receber um membro da família: “O Valter é um autor da nossa casa, alguém cujo percurso acompanhamos com especial carinho. Por isso, é com enorme alegria que a Livraria Lello se associa a mais um momento tão significativo da sua carreira. Ver ‘O Filho de Mil Homens’ chegar ao cinema confirma aquilo em que acreditamos profundamente: a literatura ganha força quando encontra novas linguagens e, assim, chega a mais pessoas. Cada adaptação é uma oportunidade para inspirar novos leitores. Celebrar este momento na Livraria Lello é reafirmar a nossa missão de sempre: inspirar o mundo a ler.”
A rubrica “Em Nome Próprio” conta também com uma homenagem ao autor português, com momentos musicais protagonizados pelo músico Rui David.
Sobre “Em Nome Próprio”
A rubrica “Em Nome Próprio” revela o criador além da sua obra.
Cada sessão é uma conversa performativa onde o artista partilha as suas vivências e memórias, e explica como sua inquietação criadora moldou o seu percurso artístico.
A rubrica dá a conhecer mais profundamente artistas, escritores, personalidades relevantes, homenageando a sua carreira e dedicação às artes.
Sobre Valter Hugo Mãe
Valter Hugo Mãe é um dos mais reconhecidos autores portugueses contemporâneos. A sua obra, traduzida em inúmeras línguas, encontra leitores em vários países — especialmente no universo lusófono —, graças ao seu domínio singular da linguagem e à mestria com que constrói narrativas profundamente humanas, originais e sensíveis.
Distinguido com o Prémio José Saramago em 2007, o autor tem explorado diversas formas de expressão artística. Além da escrita, dedica-se à ilustração e tem elaborado guiões cinematográficos, reforçando a sua presença nas múltiplas linguagens onde a arte e a imaginação se encontram.
Sobre a Livraria Lello
Fundada em 1906, a Livraria Lello é um ícone cultural e arquitetónico do Porto, reconhecida mundialmente como a livraria mais bonita do mundo.
Com o compromisso de inspirar o mundo a ler, a Livraria Lello continua a promover a leitura como um ato de cultura, arte e solidariedade, acreditando que, através dos livros, é possível transformar o mundo.