gmail.com, yahoo.com, hotmail.com, outlook.com, icloud.com, aol.com, mail.com, protonmail.com, zoho.com, yandex.com, live.com, qq.com, 163.com, 126.com, sina.com, rediffmail.com, rocketmail.com, t-online.de, web.de, orange.fr, laposte.net, yahoo.co.uk, btinternet.com, libero.it, tin.it, naver.com, hanmail.net, yahoo.co.jp, docomo.ne.jp, ezweb.ne.jp, mail.ru, bk.ru, list.ru, inbox.ru, yandex.ru, yandex.ua, yandex.by, yandex.kz, yandex.com.tr, gmx.net, gmx.com, webmail.co.za, yahoo.com.br, hotmail.co.uk, hotmail.fr, hotmail.de, hotmail.com.au, hotmail.es, hotmail.it, hotmail.com.mx
A Fundação Livraria Lello apresenta a exposição People in Motion: uma reflexão sobre migração.
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

There's no place like home: "O Feiticeiro de Oz" Inspira as Montras de Natal da Livraria Lello

Este Natal, a Livraria Lello inspira-se na magia de “O Feiticeiro de Oz”, editado na The Little Collection, chancela da Livraria dedicada a clássicos infantojuvenis, para criar uma ode à amizade e à ligação humana. Esta iniciativa integra o lançamento da campanha “Lemos a Meias?”, que pretende combater o isolamento social através da leitura partilhada. A Livraria Lello reforça assim o seu papel enquanto dinamizador cultural próximo das pessoas 

Desde o dia 1 de novembro, as montras de Natal da Livraria Lello encantam quem passa pela Rua das Carmelitas, no Porto, com uma instalação artística que convida o público a mergulhar na fantasia de “O Feiticeiro de Oz”. Este ano, o desafio foi lançado à artista londrina Lydia Kasumi Shirreff, conhecida pelas suas esculturas em papel intrincadas e minuciosamente feitas à mão.  

A artista recriou, inteiramente em papel, a mítica Cidade das Esmeraldas, símbolo do caminho de Dorothy e dos seus companheiros rumo à amizade, coragem e sabedoria. 

“Um convite para trabalhar com a livraria mais bonita do mundo? Fiquei absolutamente encantada. Sempre adorei livros, cresci rodeada por eles — a casa dos meus pais está recheada de Literatura. Mergulhei nas fotografias e na história do edifício da Livraria Lello, que é magia pura. A oportunidade de trabalhar com a livraria é um sonho tornado realidade”, partilha Lydia Kasumi Shirreff. 

“As ideias por trás do projeto eram muito intrigantes. O que me fascinou neste projeto foi o facto de haver um tema complexo como base da instalação, em vez de ser apenas uma celebração do Natal. O Natal tornou-se o pano de fundo para uma história que é essencialmente sobre amizade e amor, [valores] que superam as diferenças. Quando vi a edição infantil da Livraria Lello [publicada na The Little Collection], soube de imediato que queria adaptar aquelas ilustrações para as montras. Elas juntam, de forma incrível, uma inocência encantadora e detalhes coloridos, que funcionavam perfeitamente na obra”, acrescenta a artista. 

Inspirada pela transição icónica do filme — do preto e branco para o Technicolor —, Lydia quis capturar na instalação o sentimento de maravilhamento. “Quis trazer para as montras o ambiente colorido, o brilho e o encanto infantil — o momento em que o mundo ganha cor. Cada projeto é único e é um puzzle para resolver. Neste caso, a escala era determinante. Queria que tivesse presença. Com as montras, o público tem a oportunidade de a ver de muito perto. A sua função é atrair a atenção e mantê-la, mas também pode ser uma experiência muito pessoal”, explica. 

O processo de criação começou com esboços e maquetes em pequena escala, antes de a artista se lançar na construção das peças finais, que a própria veio instalar na Livraria. “Foi, sem, dúvida, um projeto muito divertido. O meu estúdio vai ficar coberto de purpurinas durante anos, e não tenho arrependimentos”, brinca Lydia. 

As montras da Livraria Lello são criações artísticas pensadas para cada época do ano. Estas instalações são um cartão de visita do edifício e transformam o coração do Porto num espaço onde a Literatura não é apenas Arte e se torna num agente de transformação e solidariedade. 

Representada pela Making Pictures (Reino Unido e Europa) e A-GENT Tokyo (Ásia), Lydia é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho para marcas e publicações como Chanel, Vogue UK, Harper’s Bazaar, The Guardian, Anthropologie, De Beers, Adidas Originals, e The Ritz London, entre muitas outras. 

Lemos a meias? 

 

A iniciativa integra o lançamento da campanha “Lemos a Meias?”, que pretende combater a solidão e o isolamento social através da leitura partilhada, reforçando o papel da Livraria Lello enquanto dinamizador cultural próximo das pessoas. As montras da Livraria são apenas o primeiro capítulo desta história e missão, que em breve a Livraria Lello irá revelar por inteiro.  

“Num tempo em que a solidão é reconhecida como uma epidemia, acreditamos que ler é um gesto profundamente humano e um antídoto silencioso contra o isolamento”, explica Francisca Pedro Pinto, Head of Brand and Creative Business Development da Livraria Lello. 

“Inspirámo-nos em “O Feiticeiro de Oz “para lembrar que nenhum feiticeiro concede o que a amizade já oferece. Dorothy, o Homem de Lata, o Leão e o Espantalho mostram-nos que é juntos que reencontramos o caminho a casa. Este Natal, queremos sublinhar que a leitura é isso mesmo: um caminho partilhado, uma companhia constante e, talvez, a forma mais bela de viver mais e melhor”, conclui a responsável. 
 

Sobre Lydia Kasumi Shirreff 

 

Lydia Kasumi Shirreff é uma artista britânica de papel, cujas esculturas e instalações feitas à mão dão vida a universos visuais únicos para set design, publicidade e moda. O seu trabalho destaca-se pela combinação entre precisão técnica e poesia visual. Pode ler a entrevista completa com a artsta aqui.