promover o desenvolvimento sustentavel

Promover o Desenvolvimento Sustentável


Procuramos, em toda a nossa atividade, o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas


Ao acolhermos esta missão de fomentar o desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes, assumimos a preferência por ter como parceiras empresas que se pautem pelos mesmos valores. Assumimos ainda o compromisso de redução contínua da nossa pegada ecológica, quer na atividade editorial, quer no funcionamento diário da Livraria.
 

Programação cultural de entrada livre

A nossa programação cultural é intensa e gratuita, como convite aos portuenses e aos portugueses para continuarem a visitar a sua Livraria Lello. Cientes de que a cultura é um bem essencial, contribuímos para que, na comunidade em que estamos inseridos, ela seja acessível. Entre 2015 e 2020, realizámos um total de 125 eventos, com o envolvimento de mais de 500 intervenientes culturais, apoiando também, desta forma, a comunidade artística local.

Oferta de livros

Ao longo dos últimos anos, oferecemos mais de 15 mil livros, contribuindo para a democratização do acesso à literatura. Oferecemos à Rede de Bibliotecas Nacionais 2500 exemplares do livro infantil sobre a Livraria Lello; assinalamos, por diversas vezes, o nosso aniversário com a oferta de livros da nossa The Collection; e, num momento de maior fragilidade mundial, quisemos estar junto dos leitores, oferecendo mais de 10 mil livros, durante o primeiro confinamento devido à pandemia de COVID-19.

Concurso Literário “Contos da Quarentena”

Em 2020, durante o confinamento decorrente da pandemia da COVID-19, a Livraria Lello promoveu a libertação através da escrita, com um concurso na área do conto, destinado a novos talentos. Este foi um dos mais participados prémios literários de sempre em todo o mundo: recebeu mais de 5600 candidaturas, provenientes de 39 países. Os seis melhores contos receberam um prémio monetário de mil euros cada um e foram publicados na obra “Contos da Quarentena”, lançada em outubro do mesmo ano, pela Livraria Lello, em três idiomas: português, inglês e espanhol.

ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NO ESCRITÓRIO

Nos nossos escritórios, o dia-a-dia é feito de pequenos (grandes) gestos de responsabilidade ambiental. As paredes foram pintadas com tintas ecológicas; existem filtros nas torneiras, quer para redução de caudal, quer para fomentar o consumo de água não engarrafada; é utilizado papel reciclado; foi implementada uma política de impressão próxima do zero; e toda a iluminação é feita com lâmpadas LED.

LANÇAMENTO DE COLEÇÃO INFANTIL SUSTENTÁVEL E 100% PORTUGUESA

Em 2020, lançámos uma coleção de livros infantis – The Little Collection – totalmente desenvolvida por artistas portugueses. Estes livros são, ainda, totalmente produzidos em Portugal e foram criados conscientemente, cumprindo os parâmetros necessários para a certificação FSC – certificação para produtos provenientes de florestas sustentáveis.