gmail.com, yahoo.com, hotmail.com, outlook.com, icloud.com, aol.com, mail.com, protonmail.com, zoho.com, yandex.com, live.com, qq.com, 163.com, 126.com, sina.com, rediffmail.com, rocketmail.com, t-online.de, web.de, orange.fr, laposte.net, yahoo.co.uk, btinternet.com, libero.it, tin.it, naver.com, hanmail.net, yahoo.co.jp, docomo.ne.jp, ezweb.ne.jp, mail.ru, bk.ru, list.ru, inbox.ru, yandex.ru, yandex.ua, yandex.by, yandex.kz, yandex.com.tr, gmx.net, gmx.com, webmail.co.za, yahoo.com.br, hotmail.co.uk, hotmail.fr, hotmail.de, hotmail.com.au, hotmail.es, hotmail.it, hotmail.com.mx
A Fundação Livraria Lello apresenta a exposição People in Motion: uma reflexão sobre migração.
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

Lemos a meias?: Uma campanha de Natal inspirada em "O Feiticeiro de Oz"

O encanto de "O Feiticeiro de Oz" continua vivo. Este Natal, a Livraria Lello volta a afirmar a sua missão de inspirar o mundo a ler, encontrando na magia deste clássico — editado na The Little Collection, a sua chancela dedicada aos mais novos — o ponto de partida para uma ode à amizade e à ligação humana. Com a campanha “Lemos a Meias?”, a Livraria Lello pretende combater o isolamento social através da leitura partilhada.  

Num momento em que inúmeros estudos evidenciam o crescente sentimento de solidão entre os mais idosos, “Lemos a meias?” surge como mais do que uma pergunta: é um convite à partilha de um livro, de uma história e de tempo em conjunto. É um gesto simples que reflete a convicção da Livraria Lello de que ler aproxima pessoas. 

Com o anonimato das grandes cidades, a quebra das redes de vizinhança e o aumento de estilos de vida individualistas, o crescimento da solidão tornou-se inevitável. O problema é de tal modo grave que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar a solidão uma preocupação global de saúde pública. 

“Somewhere over the rainbow, way up high...” 

 

“Num tempo em que a solidão é reconhecida como uma epidemia, acreditamos que ler é um gesto profundamente humano e um antídoto silencioso contra o isolamento”, explica Francisca Pedro Pinto, Head of Brand and Creative Business Development da Livraria Lello.  

“Inspirámo-nos em ‘O Feiticeiro de Oz’ para lembrar que nenhum feiticeiro concede o que a amizade já oferece. Dorothy, o Homem de Lata, o Leão e o Espantalho mostram-nos que é juntos que reencontramos o caminho a casa. Este Natal, queremos sublinhar que a leitura é isso mesmo: um caminho partilhado, uma companhia constante e, talvez, a forma mais bela de viver mais e melhor”, conclui a responsável. 

Tal como a jornada de Dorothy e dos seus amigos pela estrada de tijolos amarelos, a Livraria Lello percorre também vários caminhos neste Natal. Mais do que celebrar a época natalícia, reforça o desejo de permanecer profundamente ligada à comunidade, levando mais longe a sua missão de incutir hábitos de leitura. 

A livraria mais bonita do mundo transporta a magia do livro de L. Frank Baum para as suas iniciativas, começando pelas montras de Natal — instalações artísticas com curadoria atenta da Livraria —, que recriam a Cidade das Esmeraldas. A par disso, a Livraria Lello deu início a uma iniciativa social, em parceria com o movimento Reformers: o Clube de Leitura da Livraria Lello x Reformers, cujos participantes estarão sempre quentinhos com as meias exclusivas da livraria. 

“We're off to see the Wizard, The Wonderful Wizard of Oz” 

 

A história de amizade protagonizada por Dorothy está presente logo à entrada da Livraria Lello. Desde o dia 1 de novembro, as montras de Natal da Livraria Lello encantam quem passa pela Rua das Carmelitas, no Porto, com uma instalação artística que convida o público a mergulhar na fantasia de “O Feiticeiro de Oz”. O desafio foi lançado à artista londrina Lydia Kasumi Shirreff, reconhecida pelas suas esculturas minuciosas em papel. 

A artista recriou, inteiramente em papel, a mítica Cidade das Esmeraldas, símbolo do caminho de Dorothy e dos seus companheiros rumo à amizade, à coragem e à sabedoria. Lydia partilha que, por ter crescido rodeada de livros, ficou absolutamente encantada com o convite de erguer esta instalação artística. Inspirada nas ilustrações de “O Feiticeiro de Oz”, publicada pela Livraria na Little Collection, a artista convidada procurou capturar na instalação o sentimento de maravilhamento e trazer o ambiente colorido, o brilho e o encanto infantil da obra. 

“I could think of things I never thunk before / And then I'd sit and think some more” 

 

O Clube de Leitura Livraria Lello x Reformers oferece aos seniores a oportunidade de partilhar grandes livros ao longo de um ano. A iniciativa irá ter início em janeiro de 2026 e vai prolongar-se durante um ano, tempo em que voluntários da Livraria irão oferecer os seus talentos de contares de histórias. 

Semanalmente, voluntários da Livraria Lello irão encontrar-se com os idosos que pretenderem participar no clube, na sede do movimento Reformers, no Porto, onde irão partilhar leituras. A leitura feita a dois — por quem lê em voz alta e por quem ouve — será um momento antecipado com carinho e irá enriquecer os dias dos participantes. O primeiro livro a ler será, naturalmente, “O Feiticeiro de Oz”.  

Agora, a sociedade irá responder ao apelo: “Lemos a meias?” Ao final de um ano de clube de leitura, a Livraria Lello irá apresentar um estudo de impacto social, não deixando margem para dúvidas: a leitura é um antídoto para a solidão. 

“If I only had a heart...” 

 

Nenhuma campanha de Natal com o apelo “Lemos a meias?” estaria completa sem o lançamento de um pack exclusivo de meias. Dentro do icónico sapatinho vermelho de Dorothy, encontramos três pares de meias originais. Feitas de 100% algodão, cada par exibe um momento ou detalhe do livro “O Feiticeiro de Oz”.  

Com o prado de papoilas vermelhas, o feiticeiro a oferecer o coração ao Homem de Lata ou com o trio de habitantes de Oz, os Munchkins, as meias já se encontram à venda na livraria mais bonita do mundo.  

Para complementar, estão também disponíveis conjuntos de autocolantes inspirados nas ilustrações de “O Feiticeiro de Oz”, criadas por Gonçalo Viana e distinguidas na competição Communication Arts 2021 — mais um convite visual a entrar no universo da leitura.