Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um Ticket-Voucher para nos visitar!
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

Versão infantil de O Feiticeiro de OZ recebe prémio internacional de ilustração

Livro editado pela Livraria Lello com ilustrações de Gonçalo Viana distinguido na Communications Arts 2021.

As ilustrações de Gonçalo Viana no livro O Feiticeiro de Oz, editado pela Livraria Lello em novembro passado, foram distinguidas na competição anual de ilustração Communication Arts 2021.

Neste livro, produzido a pensar no público infanto-juvenil, a magia de OZ é apresentada através de construções geométricas muito coloridas e reluzentes. “Esta importante distinção do trabalho realizado pelo Gonçalo Viana evidencia a aposta que a Livraria Lello tem vindo a fazer no Livro, e neste caso em particular, em artistas nacionais”, realça a presidente do Conselho de Administração, Aurora Pedro Pinto.  

Em O Feiticeiro de Oz, editado pela Livraria Lello no âmbito da The Little Collection, as ilustrações de Gonçalo Viana destacam-se pela geometria das formas usadas, que criam padrões coloridos e despertam a curiosidade de descobrir elementos «escondidos», em todas as personagens: o leão, o homem de lata e o espantalho, assim como o próprio Feiticeiro. Os cenários também são icónicos: a Cidade Esmeralda e a Estrada dos Tijolos Amarela.

Um trabalho que conquistou o júri da competição anual de ilustração Communication Arts 2021 e que elegeu entre os vencedores as ilustrações de Gonçalo Viana em O Feiticeiro de Oz.  A originalidade e beleza do trabalho vão assim ser destacadas na Communication Arts Illustration Annual, publicação onde figuram os melhores trabalhos de ilustração a nível mundial, realizados durante o ano 2020.

“Continuamos a nossa missão de pôr o mundo inteiro a ler e, por isso, decidimos editar os grandes clássicos da literatura universal, com ilustrações maravilhosas assinadas por artistas nacionais, que aproximam assim os mais novos destas histórias intemporais. A merecida distinção do Gonçalo Viana neste prestigiante concurso é um exemplo da qualidade que imprimimos nas nossas edições”, congratula-se Aurora Pedro Pinto.

A obra ilustrada por Gonçalo Viana integra a coleção infantil The Little Collection, composta por clássicos da literatura universal: Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Tom Sawyer, O Livro da Selva e O Feiticeiro de Oz. Os textos dos cinco livros foram adaptados pela reconhecida autora infantil Adélia Carvalho e as ilustrações únicas são assinadas por Cátia Vidinhas, Evelina Oliveira, Gonçalo Viana, Sandra Sofia Santos e Sérgio Condeço.

O Communication Arts 2021 é um dos prémios mais prestigiados do setor, sendo atribuído por um júri composto por designers, diretores de arte e ilustradores de todo o mundo, que anualmente seleciona as melhores ilustrações, em diferentes categorias, desde a publicidade à imprensa, passando, claro, pelos livros.

Do júri fizeram parte ilustradores, diretores de arte, como Miravel Fawcett, designer editorial do jornal inglês The Economist, Dian Holton, a conhecida diretora de arte da AARP Media, em Washington, ou Nok Sangdee, diretora criativa da VMLY&R, em Chicago.


SOBRE O AUTOR

Gonçalo Viana nasceu em Lisboa, onde se formou em Arquitetura, mas iniciou a sua carreira como ilustrador em Macau. Viveu alguns anos em Londres, trabalhando como arquiteto, sem nunca perder de vista a ideia de se tornar ilustrador, carreira que iniciou em 2002. Tendo já publicado nos principais títulos da imprensa portuguesa, as suas ilustrações são também presença assídua em publicações internacionais, incluindo o prestigiado The New York Times. O seu traço de pendor conceptual foi reconhecido pela Society for News Design, pela revista Creative Quarterly e pela coletânea 200 Best Illustrators Worldwide, da Lüerzer's Archive. Em 2004, ganhou o Prémio Stuart para melhor ilustração e cartoon de imprensa. Mais recentemente, em 2020, recebeu uma menção especial nos Ragazzi Awards da Feira do Livro de Bolonha, na categoria Opera Prima, e foi incluído no catálogo The White Ravens.
 

LER MAIS