Livraria Lello celebra 117 anos de
amor pela sustentabilidade do Livro

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Livraria”, Jorge Luís Borges.
 

A Livraria Lello celebra 117 anos com olhos postos no futuro. Um futuro que queremos que seja risonho e sustentável. Este é um caminho que temos vindo a percorrer desde que iniciamos aquilo que chamamos da segunda vida da Livraria Lello, quando em 2015 a família Pedro Pinto adquiriu a maioria do capital social, transformando totalmente o negócio, e colocando o Livro no centro de toda a sua atuação. Uma transformação assente nos principais pilares da sustentabilidade: ambiental, social, económica e cultural. É este caminho, hoje consolidado, que celebramos nos 117 anos da Livraria Lello, conscientes do que alcançamos mas também da cada vez maior responsabilidade que temos perante a nossa história, a nossa comunidade e o mundo.

Primeira marca em Portugal e primeira marca cultural no mundo com a Butterfly Mark

Após um processo de vários meses, a organização internacional Positive Luxury atribuiu o selo Butterfly Mark à Livraria Lello pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos na área da sustentabilidade ambiental, social, económica e cultural. “A aposta que temos feito no Livro Antigo, as preocupações que temos diariamente em proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores, o facto de a igualdade de género e de oportunidades já não ser, há muito, um tema para nós, a preocupação crescente que temos tido com o nosso ecossistema empresarial e com a nossa comunidade, local, nacional e internacional, com ações que pretendem retribuir um pouco do que recebemos diariamente, são alguns dos exemplos das práticas sustentáveis que levamos a cabo todos os dias ”, refere Aurora Pedro Pinto, Administradora da Livraria Lello. A gestão de resíduos e desperdícios, a circularidade, o cuidado com a comunidade e a produção amiga do ambiente são os pontos mais fortes apontados pela Positive Luxury à Livraria Lello. “Obter o Selo Borboleta, além do privilégio, acrescenta também compromisso e responsabilidade de continuar o caminho, de fazermos cada vez mais pelo ambiente, pelo planeta, pela comunidade”, acrescentou Aurora Pedro Pinto.
 

Lançamento de uma coleção de Distopias e do Livro Institucional da Livraria Lello
 

Na celebração dos seus 117 anos, a Livraria Lello aumenta a sua oferta editorial com o lançamento de uma coleção de três Distopias, três livros fundamentais da literatura mundial: 1984, Tacão de Ferro e Guerra dos Mundos. Uma coleção com capas assinadas pelo multipremiado artista norte-americano Mike Perry, que tornam esta coleção absolutamente imperdível. Para além da coleção de Distopias, a Livraria Lello lança o seu livro institucional. Começado a sonhar há anos atrás, percorreu um longo caminho de maturação, discussão de ideias, procura dos melhores designers, do melhor fotógrafo e dos melhores autores que em conjunto conseguissem transmitir em 180 páginas tudo o que significam as palavras Livraria Lello, carregadas de história, de saber livreiro, e de um ADN que se reinventa diariamente, tendo sempre como foco o arrojo de “Pôr o Mundo Inteiro a Ler”. De Ernesto Chardron, passando pelos Irmãos Lello e culminado na família Pedro Pinto, O Livro conta sobretudo a enorme sede de fazer, de construir futuros, que diariamente pautam todos quantos sonham na e com a Livraria Lello.
Quer as Distopias quer o Livro Institucional da Livraria Lello foram produzidos em Portugal, num parceiro gráfico certificado, com papel FSC.

Lello Editores regressa a casa
 

Quando em 1906 a Livraria Lello abriu portas, abriu como Livraria e Editora, tendo sido casa dos mais importantes escritores nacionais, como Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco. Exportou cultura, sobretudo para os mercados de língua portuguesa, com especial enfoque no Brasil. Mas no final do século XX, a editora separou-se da Livraria. Essa editora abriu insolvência em 2022, mas a Livraria Lello não poderia permitir que esse espólio, essa história, se perdessem. Assim, no final do ano adquiriu em leilão essa história, que é também sua, e que hoje, aos 117 anos, regressa a casa, com a inauguração de uma exposição no local mais especial da Livraria Lello: a Sala Gemma.

De Robert Zimmerman a Bob Dylan com amor
 

Os 117 anos da Livraria Lello culminam com a celebração daquela que foi a última e a suprema ousadia de 2022: a aquisição, também em leilão, neste caso nos Estados Unidos, de 42 cartas de amor inéditas do jovem mortal Robert Zimmerman, cantado e escrito como o autor imortal Bob Dylan. Hoje, a Livraria Lello exibe parte desse espólio valiosíssimo, que conta a história de um amor adolescente, de um jovem sonhador e apaixonado, que sonhava vender 1 milhão de discos – vendeu, até hoje, mais de 125 milhões.
No primeiro andar da Livraria, dentro de uma campânula espelhada, é possível apreciar a carta que o então Robert escreveu à namorada Barbara, falando-lhe destes sonhos. As restantes ficarão, para já, guardadas no cofre da Livraria Lello, a serem lidas, estudadas, compreendidas, para, no tempo certo, serem reveladas na sua totalidade.

Muitos anos de vida!
 

“Pão, para que esta casa nunca conheça a fome. Sal, para que a vida sempre tenha sabor. E vinho, para que alegria e prosperidade reinem para sempre”, Mary e George Bailey, em A Felicidade Não Se Compra.
Ao meio-dia, no exterior da Livraria Lello cantam-se os parabéns com pão e vinho, numa parceria com o Ogy by Euskalduna, do chef Estrela Michelin Vasco Coelho Santos.
Logo de seguida abrem-se as portas ao público, num dia em que a entrada é livre, e com oferta aos primeiros 117 visitantes / leitores de um exemplar de uma das três Distopias lançadas no dia 13 de janeiro pela Livraria Lello.
 

PROGRAMA
 

. 10h30 – 12h00
Evento privado de celebração dos 117 anos, com inauguração de uma instalação da
WWF – World Life Fund for Nature -,anúncio da obtenção do selo da Positive Luxury, lançamento
da coleção de três Distopias e do Livro Institucional, inauguração de uma exposição dedicada às 42 cartas
de amor inéditas de Bob Dylan e inauguração da exposição dedicada à Lello Editores.


. 12h00
Cantam-se os parabéns à Livraria Lello

. 12h30
Abertura de portas, com oferta aos primeiros 117 visitantes / leitores de um livro da nova coleção das Distopias.


. 18h00
Encerramento de portas para celebração em equipa dos 117 anos.