Livraria Lello celebra 118 anos anunciando a criação de
uma Fundação e novos escritórios em edifício histórico

"É A HORA!"
 

Cerca de 60% dos portugueses não leram um único livro em 2022; 65,7% dos portugueses demonstra falta de interesse na leitura; 63,8% dos portugueses não visitou qualquer local cultural em 2022; Portugal foi o 4º país da União Europeia que menos investiu em serviços culturais. Os números, recolhidos no INE e no Eurostat, são preocupantes e revelam um país que lê muito pouco, e que dedica muito pouco tempo da sua vida à cultura. 
A propósito da celebração dos seus 118 anos, a 13 de janeiro, a Livraria Lello, assumindo a sua missão de instituição cultural basilar no Porto, partirá destes números, e sob o mote “É a Hora!” – último verso d’ A Mensagem, de Fernando Pessoa, anunciará o seu programa para 2024, parte dele centrado neste propósito maior de contribuir para alterar estas estatísticas.

Autopsicografia: uma exposição ao universo pessoano
 

A Livraria Lello celebra a criação poética e as influências artísticas daquele que foi – e é – o mais universal poeta contemporâneo português e uma das vozes mais importantes da língua portuguesa: Fernando Pessoa (1888-1935).
Nestes nove livros pertencentes ao espólio particular da Livraria Lello damos a conhecer o poeta multifacetado e as suas influências, através de três tipologias de livros: a primeira, correspondente ao único livro em língua portuguesa – Mensagem (1934) – e opúsculos publicados pelo autor em vida; a segunda, referente a títulos lançados postumamente, como o reconhecido Livro do Desassossego (1982); e a terceira, constituída por um livro oferecido à irmã e outros da biblioteca particular de Fernando Pessoa.
Neste conjunto está o poeta por inteiro, da figura chave do modernismo ao mestre da criação de mais de 127 heterónimos – entre os quais, os mais conhecidos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares – cuja vasta lírica sem tempo nem validade merece ser rememorada sempre.
Denominada "Autopsicografia", esta instalação expositiva é um convite à reflexão sobre a autoexpressão, a busca de significado e a constante evolução da identidade na obra singular de Fernando Pessoa.

Booklet
44 Novas Mensagens

 

A celebrar 90 anos do seu lançamento, em a Mensagem, Fernando Pessoa fala do passado glorioso de Portugal, aponta as virtudes dos portugueses e diz que o país se deveria regenerar, inspirado em Os Lusíadas, de Luís de Camões, outro pilar da língua portuguesa, e cujas celebrações dos 500 anos do nascimento se iniciam em 2024.
Quase um século passado sobre o seu lançamento, a Mensagem continua a fazer sentido como livro inspirador para o momento que estamos a viver no que toca ao acesso à cultura, à leitura e aos livros. Numa época em que muitos vaticinam o domínio da inteligência artificial e o fim de muitas profissões, incluindo as criativas; em que os níveis de leitura, de acesso à cultura e até de compreensão do que lemos são preocupantes, a Livraria Lello, juntamente com 44 personalidades e representantes de instituições das mais diversas áreas, deixa a sua mensagem, porque acredita que “É a hora!”, como dizia Pessoa no último verso da Mensagem de, juntos, definirmos ações que levem à alteração do cenário atual, contribuindo para um país com mais leitores, e por isso um país mais capaz e até mais feliz.

DOWNLOAD

Fundação Livraria Lello

A Fundação Livraria Lello é uma entidade cultural dedicada à promoção do livro e do conhecimento, à amplificação do pensamento crítico e à capacitação das relações entre os territórios e o património. Com a ousada missão de capacitar as pessoas a "lerem o mundo", promove a leitura como uma alavanca à prosperidade humana, cultivando uma sociedade mais informada, envolvida e preparada para desafios complexos.
A Fundação irá realizar as seguintes ações em 2024:
Abertura do Mosteiro de Leça do Balio (2º trimestre de 2024): Projeto de requalificação do monumento nacional, pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, devolvendo-o à comunidade e transformando-o num centro cultural, com exposições, conferências, debates, e
eventos diversos. O Mosteiro, sede da Fundação, tem um investimento estimado, na primeira fase, de cerca de 2 milhões de euros.
Caminho da Arte: O projeto "Caminho da Arte”, projeto promovido pela FLL e que já conta com o primeiro marco, o Templo, em destaque no documentário Siza, propõe-se a ser a maior e mais bonita estrada de arte do mundo. Um itinerário cultural com mais de 260 km, que liga a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela, atravessando os Caminhos Portugueses de Santiago. O projeto conta com a colaboração dos municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Cerveira, e do Turismo do Porto e Norte e a Direção Regional de Cultura do Norte, e procura contribuir para o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização do património e a sustentabilidade dos territórios no que toca à captação e retenção de talento.
Residências Artísticas (2024): A Fundação promoverá diversas residências artísticas, incluindo um encontro internacional de estudantes de arquitetura para abordar desafios ambientais e urbanos ao longo da costa e um projeto com jovens em risco de exclusão social, como forma de povoar o Caminho da Arte, com um investimento previsto de 200.000euros.
 

PRESSKIT FUNDAÇÃO LIVRARIA LELLO

Muitos anos de vida!

O evento conta ainda com a participação da fadista Carminho, que interpretará duas músicas ligadas à vida e obra de Fernando Pessoa, e a inauguração de uma exposição relacionada com o universo pessoano, que contará com edições de livro e opúsculos editados em vida pelo autor, livros publicados postumamente e livros da biblioteca pessoal de Fernando Pessoa. Uma exposição desenvolvida em parceria com a Casa Fernando Pessoa.
O aniversário da Livraria Lello celebra-se numa cerimónia privada, que conta com a presença de governantes e representantes de várias instituições nacionais e internacionais. Tem início pelas 10h30, prevendo-se que termine pelas 12h00, com o cantar dos parabéns à Livraria Lello.
As portas abrem ao público pelas 12h30, sendo que nesse dia a entrada é livre, com oferta de livros aos 118 primeiros leitores, pelo que a Livraria Lello convida todos a virem celebrar e a trazerem as suas famílias.

PROGRAMA

10h30 
Receção aos convidados

10h40 
Atuação de Carminho

10h45 
Início da cerimónia com intervenção da Administradora 
da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto

10h55 
Apresentação do projeto dos novos escritórios da Livraria Lello 
em edifício histórico, pelo arquiteto Nuno Valentim

11h05 
Anúncio da constituição da Fundação Livraria Lello por Rita Marques, 
que assumirá a presidência da Fundação

11h15 
Apresentação da logomarca da 
Fundação Livraria Lello, pelo designer Eduardo Aires

11h20 
Intervenções de representantes das Fundações Antoine de Saint-Exupéry, 
Charles Dickens, Jane Austen, José Saramago e Livraria Lello

11h50 
Intervenção de representante do Governo Português

12h00 
Atuação de Carminho

12h15 
Corte de bolo e brinde à Livraria Lello
 

FOTOGALERIA 118ºANIVERSÁRIO