Voto de pesar pelo falecimento do Professor Eduardo Lourenço

1 de dezembro de 2020


A Livraria Lello está, bem como Portugal inteiro e todo o mundo das letras e das ideias, de luto pelo falecimento do pensador de Portugal e da Europa, Professor Eduardo Lourenço. Aos 97 anos partiu, mas deixou um legado que se traduz numa desinteressada e genuína dedicação ao pensamento e aos livros. Citando uma das suas célebres frases, na obra Mitologia da Saudade, "na verdade, não temos saudades, é a saudade que nos tem, que faz de nós o seu objecto". Pois, neste momento de absoluto pesar, a saudade apodera-se inteiramente de nós. Não podemos desafiar a linha do tempo, mas podemos viajar através dela para recordar os momentos felizes em que a existência do grande Professor Eduardo Lourenço se cruzou com a da Livraria Lello, eternizando uma ligação tão próxima que fez desta também a sua casa.

Professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, interventor cívico, Eduardo Lourenço foi um dos pensadores mais proeminentes da cultura portuguesa, sem dúvida o maior da atualidade. Um humanista, um homem universal, à frente do seu tempo, inteligente e com uma visão excecional. Não esperamos pelo momento da sua partida para o reconhecer. Em 2019, quisemos eternizar o seu legado e, para isso, demos o seu nome ao prémio de pensamento e cultura criado pela Livraria Lello, do qual foi, tão justamente, o primeiro vencedor.

Hoje reforçamos o nosso profundo reconhecimento pela obra brilhante que fez de Eduardo Lourenço uma figura ímpar da cultura e da intelectualidade do nosso país. A Livraria Lello continuará a perpetuar a sua memória, quer através do Prémio Livraria Lello - Eduardo Lourenço, quer, como não podia deixar de ser, através dos livros: os que escreveu e aqueles que, editados pela Livraria Lello, prefaciou.

Numa atitude inquieta e interventiva, com a qual nos identificamos completamente, Eduardo Lourenço quis sempre mais para Portugal, quis posicionar-nos e mostrar-nos quão importantes fomos e somos. Tudo o que possamos fazer será escasso para lhe prestar a devida homenagem. Mas, na Livraria Lello, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para expressar a nossa profunda gratidão. O seu nome e a sua obra são já uma inspiração na nossa vida diária, para, com essa mesma atitude inquieta e interventiva, salvarmos, protegermos e promovermos o livro, quem o lê e quem o escreve.

Obrigada Professor Eduardo Lourenço. Até sempre!

Administração da Livraria Lello
A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais