BREVE RELATO DA LOUCURA DO MENINO JESUS


Na vila de Ponte de Lima, existe um lugar chamado Penas. Nesta redoma, as atribulações contemporâneas chegam como murmúrio abafado. Habitam-na o doutor juiz Passos, o Alvarinho e a Graça, os Fradinhos, o Rocha e o Zé Moleirinho, no ramerrão bucólico dos dias sem tempo.

Mas um conjunto de mudanças brutais e simultâneas abala a pacatez do recanto: Passos utiliza o rés do chão da sua residência para alojamento local. Afonso, um jovem psicólogo vindo do Porto, estreia as instalações remodeladas e inicia uma relação de cumplicidade com o velho dono. Chico faz uma visita inesperada aos pais e alerta para o perigo duma conspiração chinesa. As missas dominicais interrompem-se. Reza-se o terço. Vários conterrâneos adoecem. O lugar é cercado. O homem inocente como o menino Jesus enlouquece. Um gato teima em olhar o Sol.

 É preciso uma resposta para este cafarnaum. E cada um busca o consolo duma explicação, consoante o que crê e o que pode. Como resultado, o lugar macula-se irreparavelmente. O seu nome terá sido sempre augúrio?


Sobre O Autor - Hugo Araújo


Natural de Ponte de Lima, Hugo Araújo estudou Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Em Fevereiro de 2020 participou no programa Masterclass, na Antena 1, onde apresentou o tema “Candidinha”, que integra o seu recente projeto musical: “Ópio do Polvo”.


A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais