Prémio alternativo ao Nobel da Literatura já tem finalistas

6 de setembro de 2018

Os escritores Haruki Murakami, Kim Thúy, Maryse Condé e Neil Gaiman são os quatro finalistas ao “Nobel” de 2018. Depois do recente escândalo na academia sueca, que viria a culminar na decisão de não eleger o seu premiado, foi criada uma Nova Academia para galardoar o escritor do ano. O vencedor é anunciado no próximo dia 12 de outubro.

Para o prémio final foram definidos vários critérios. Entre eles encontram-se uma curta fase de votação do público que decorreu ao longo dos últimos dois meses, e também a eleição para a shortlist de dois homens e duas mulheres. Agora, em plena fase final, encontram Haruki Murakami, Kim Thúy, Maryse Condé e Neil Gaiman.

A residir nos estados-unidos, Neil Gaiman e tem na sua prateleira uma vasta coleção de obras de culto. The Sandman, Coraline ou The Stardust tornaram-no um alvo “fácil” para Hollywood. Também na América do norte e candidata a este prémio alternativo encontra-se Kim Thúy. A vietnamita assinou importantes obras sobre os refugiados como Ru ou Man.

Já o principal candidato, e muitas vezes apontado ao Nobel, está o japonês Haruki Murakami. Norwegian Wood ou Kafka à beira mar são alguns dos seus livros mais conhecidos. Do outro lado encontra-se uma escritora que ainda não conta com qualquer tradução para português, mas que tem vindo a acumular prestigiosos prémios como Desirada, Segu, Crossing the Mangrove e Who Slashed Celanire's Throat?.

O vencedor deste Prémio da Literatura, alternativo ao Nobel, será conhecido no dia 12 de outubro e o galardão entregue a 9 de dezembro. Depois dessa data a comissão organizadora é dissolvida.
A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais