Parceria com a PANTONE® pinta escadaria da Livraria Lello de amarelo e cinza

13 de janeiro de 2021

Num grito, simultaneamente, de alerta para a importância do livro e de esperança no futuro, a Livraria Lello abriu hoje, dia do seu 115º aniversário, com a icónica escadaria pintada com a(s) cor(es) do ano PANTONE®. 

 
 
Na celebração dos 115 anos desde a abertura de portas, a Livraria Lello quis comemorar com o mesmo arrojo com que foi inaugurada, em 1906. A Livraria abriu esta quarta-feira, revelando o motivo de ter estado encerrada ao público nos últimos dias: a icónica escadaria vermelha foi pintada de amarelo e cinza, as cores do ano eleitas pela Pantone. A intervenção manter-se-á até abril.
 
“Pintamos a nossa escadaria num grito de alerta para que a sociedade reconheça a importância do Livro. Queremos que olhem para nós e se lembrem de todas as Livrarias do mundo, que resistem heroicamente às adversidades dos tempos atuais”, salientou a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto.
 
“Quisemos também marcar, num dos nossos elementos mais icónicos, o compromisso de contribuirmos para que 2021 seja, de facto, ano da força e da esperança, que esta conjugação de cores simboliza”, acrescentou.

Numa parceria com a principal autoridade mundial no que respeita a tendências de cor, a Pantone, a Livraria Lello marca a sua icónica escadaria com as cores do presente: a cor do ano Pantone 2021.

São, na verdade, duas cores – amarelo (PANTONE 13-0647 Illuminating) e cinza (PANTONE 17-5104 Ultimate Gray) –, que se conjugam numa mensagem de força e esperança. Cores “eternas e inspiradoras”, segundo descreve a Pantone, características que não podiam assentar melhor na Livraria Lello, e que nela vão permanecer durante as próximas semanas.

De referir que esta não é, todavia, a primeira vez que a escadaria da Livraria Lello altera a sua cor. Nos anos 90 do século XX, foram realizadas obras de restauro e a emblemática escadaria, até então castanha, passa, por erro do empreiteiro, a ser vermelha. Antes de ser desfeito o engano, o escultor Mestre José Rodrigues viu a escadaria com a nova cor. Por ter ficado deslumbrado, o vermelho permaneceu até aos nossos dias.

Em 2021, o objetivo desta transformação é, contudo, diferente. Destacando a escadaria com as cores do ano Pantone, a Livraria Lello marca um dos seus elementos mais icónicos numa alusão ao caminho que quer percorrer. Por isso mesmo, a revelação da instalação na escadaria da Livraria Lello contou com a atuação de Marisa Liz e Tiago Pais Dias, que interpretaram a música Over The Rainbow, do filme O Feiticeiro de Oz. Esta ligação das cores do ano ao livro O Feiticeiro de Oz, editado pela Livraria Lello, surge inspirada na Yellow Brick Road, a estrada de tijolos amarelos que conduziu Dorothy à Cidade das Esmeraldas.

“Os 115 anos que hoje celebramos representam um número não só de esperança, mas também de confiança no futuro. Confiamos na capacidade de, coletivamente, sabermos acudir com eficácia e proporção à recuperação de que todos tanto precisamos, e no nosso talento para, individualmente, sermos resilientes, focados em ser quem somos e com energia para querermos ser ainda mais. Mais do que um futuro cheio de passado, somos um passado cheio de futuro”, enfatizou Aurora Pedro Pinto.

A principal autoridade mundial no que respeita a tendências de cor destacou, este ano, duas cores: amarelo (PANTONE 13-0647 Illuminating), que inspira “otimismo e felicidade”; e cinza (PANTONE 17-5104 Ultimate Gray), símbolo de “segurança e estabilidade”. A dupla cor do ano Pantone 2021 procura, assim, responder aos anseios do mundo para este ano, depois de um 2020 marcado pelas dificuldades de uma pandemia global.

A intervenção artística na escadaria da Livraria Lello foi desenvolvida pelo conceituado designer Eduardo Aires, sendo que a técnica utilizada pela equipa de conservação e restauro nunca tinha sido tinha sido utilizada em Portugal. Incluiu decapagem da icónica tinta vermelha da escadaria feita através de um laser específico e técnicos vindos de fora de Portugal, que se juntaram à equipa de conservação e restauro contratada em Portugal. Ao todo, foi reunida uma equipa de seis pessoas, que dedicou 160 horas, durante oito dias.

No total foram usados 80 litros de tinta, sendo que as tintas amarela (Illuminating) e cinza (Ultimate Gray) foram cedidas pela Tollens, empresa do grupo Cromology, parceiro oficial da Pantone.

Assim, além da audácia da intervenção, esta instalação resultante de uma parceria com a Pantone foi efetuada com o máximo respeito pelo edifício que é casa da Livraria Mais Bonita do Mundo, classificado como Património de Interesse Público. A escadaria da Livraria Lello assume estas cores até abril.


A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais