Eça de Queiroz, Os Maias
Livraria Internacional de Ernesto Chardron – 1888


Sinopse
Os Maias é por muitos considerado o grande romance épico português. Publicado em 1888 pela Livraria Internacional de Ernesto Chardron – antecessora da Livraria Lello –, este romance acompanha três gerações de uma distinta família radicada em Lisboa. Conta a sociedade portuguesa do século XIX, a mesma que, em boa medida, já éramos antes e continuamos a ser agora, com um misto de vergonha e de orgulho, por vezes sucessivos e, não poucas vezes, simultâneos.


Biografia
Eça de Queiroz (1845–1900), escrevendo como quem tem toda a língua portuguesa à sua mercê, usa o seu imenso génio literário para nos contar o Portugal de oitocentos como quem nos conta o Portugal de hoje, talvez também o de amanhã.
O maior romancista realista português atravessou toda a metade do século XIX para fixar na nossa existência temas como o aborto, o celibato clerical, o deslumbramento dos recém-enriquecidos ou dos recém-instruídos com civilizações outras, o seguidismo carreirista ou, ainda e entre muitos outros assuntos que desvendou em toda a sua crueldade, a algo ilusória separação entre o mundo urbano e a pertença rural do mesmíssimo género humano.
Nascido ainda antes do casamento dos seus pais, num período em que esta condição limitava a ascensão social de quem a detinha, nem assim ficou pela Póvoa de Varzim onde nasceu, tendo vivido uma carreira diplomática intensa e importante, fulcral para lhe dar o mundo com que nos contou o fascínio sempre paradoxal de ser português.


Fun Facts
PUBLICADO PELA LIVRARIA INTERNACIONAL ERNESTO CHARDRON NO PORTO
Magnum Opus de Eça de Queiroz, Os Maias são publicados em 1888, em 2 volumes, pela Livraria Internacional Ernesto Chardron no Porto – antecedente da Livraria Lello.

MADONNA MUDA-SE PARA O RAMALHETE
Em 2018 a cantora Madonna mudou-se para o Ramalhete. Este palácio foi popularizado por Eça de Queiroz na obra Os Maias, e é o antigo palácio urbano da família Taborda, duques de Palmela e condes de Póvoa.

A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais