Livraria Lello adquiriu exemplar da primeira edição da Gazeta da Restauração

7 de maio de 2019
O exemplar da primeira edição da Gazeta da Restauração adquirido pela Livraria Lello.
A Livraria Lello adquiriu uma primeira edição da Gazeta da Restauração, primeiro periódico português, de 1641, pelo valor de 3500 euros, a um colecionador privado. A compra foi feita no âmbito da OPA, Oferta Pública de Aquisição, que a Livraria Lello lançou a 13 de janeiro deste ano, data do seu 113º aniversário – para além da primeira edição da Gazeta da Restauração, a Livraria Lello anunciou a sua intenção de comprar a primeira edição de Os Lusíadas e de Harry Potter and The Philosopher’s Stone.

O histórico jornal encontra-se agora exposto no primeiro piso da Livraria, estando inserido na exposição “The Missing Pieces” que pretende homenagear os livros enquanto objeto raro, de arte e de investimento. Esta exposição já foi vista por mais de 160 mil visitantes, desde a sua abertura, a 07 de março.

A Gazeta da Restauração foi o primeiro jornal do reino Português de 1641, assumindo uma enorme importância para a História de Portugal e para a própria História do Jornalismo. A OPA sobre este jornal foi uma forma da Livraria Lello homenagear todos os homens das letras, os jornalistas, e os indispensáveis livros do quotidiano, os jornais. Simultaneamente, esta foi uma forma de materializar a missão da Livraria de preservar obras marcantes da Literatura, alimentando a memória coletiva.
A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais