Entrevista a Joel Cleto

23 de dezembro de 2019
A Livraria Lello conversou com Joel Cleto durante a apresentação do seu novo livro.

No passado dia 19 de dezembro, a Livraria Lello teve a oportunidade de estar à conversa com o Arqueólogo e Historiador Joel Cleto, que escolheu a Livraria mais bonita do mundo para fazer a apresentação do seu novo livro “Lendas de Natal”.

Neste livro verdadeiramente natalício, mesclam-se sagrado e profano e a imaterialidade das lendas e narrativas tradicionais emergem de um modo privilegiado.
A entrevista decorreu no Espaço Vozes Vivas da Livraria Lello, e foi registada em formato audio e posteriormente transcrita.

Livraria Lello (LL): Olá Joel, bem-vindo à Livraria Lello! Porque escolheu este espaço para apresentar este novo livro? 
Joel Cleto (JC): Bom, a Lello é, não só uma instituição da cidade, mas também uma catedral dos livros e da cultura no Porto. Só por isso, seria um enorme privilégio ter a apresentação do livro “Lendas de Natal” na Livraria Lello. Por outro lado, este é um livro sobre as lendas de Natal e este é um espaço mágico, e sem fazer referência às eventuais corelações com o Harry Potter, este é um espaço de magia da cidade, tal como é o Natal. É o tipo de livro que exigia uma apresentação num espaço excecional, belíssimo, mágico, de cor!
 
LL: Se tivesse de descrever a Livraria Lello em apenas uma palavra, qual escolheria e porquê?
JC: Património. Património no sentido em que, não só porque é de facto um imóvel que se encontra classificado, não só porque é um monumento de enorme valor artístico, mas também “Património” no sentido que a palavra tem em inglês e francês “heritage” – herança. A Livraria faz parte da identidade da cidade e por isso, é património por ser algo que recebemos e queremos perpetrar para o futuro.
 
LL: Muito obrigado, Joel Cleto!
JT: Obrigado eu!

A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais