Carlo Collodi, Le Avventure di Pinocchio
Libreria Editrice Felice Paggi – 1883


Sinopse
O filósofo Benedetto Croce declarou que o Pinóquio de madeira foi esculpido a partir da própria humanidade. E, na verdade, apesar de ser um rapaz desobediente, facilmente influenciado por má companhia, mentiroso e pronto a fugir da casa do seu criador, Pinóquio é dotado de uma profunda bondade e justiça, e representa a intemporal da infância e das crianças que fomos e seremos.  Isso explica a razão pela qual este clássico infantil se tornou uma das maiores obras da literatura universal.


Biografia
Carlo Collodi (1826-1890), pseudónimo de Carlo Lorenzini, nasceu em Florença. Foi jornalista e escritor para vários jornais, tendo até fundado alguns como Il Lampeone. Collodi participou, como voluntário, na guerra italiana pela independência, entre 1848 e 1859. Em 1876, publica o seu primeiro livro para crianças, Stories of Fairies, e, em 1881, publica o primeiro episódio de La Avventure di Pinocchio: Storia di un Burattino, em Giornale per I Bambini. O autor morreu em Florença, em 1890.


FunFacts
INSPIRAÇÃO PARA O SEU PSEUDÓNIMO
Carlo Lorenzini adotou o pseudónimo de Carlo Collodi em homenagem à terra natal da sua mãe, a vila de Collodi, na Toscânia (Itália), e onde terá passado parte da sua infância.

PINÓQUIO CONTINUA A SER UMA REFERÊNCIA NA CULTURA ATUAL 
A personagem de Pinóquio surge como referência em diversas adaptações contemporâneas, como no filme de A.I.: Artificial Intelligence, de Steven Spielberg (2001), Shrek (2001) ou Aquaman (2018).

O GRILO FALANTE
A personagem do Grilo Falante adquiriu maior preponderância com a adaptação de Walt Disney, em 1940, uma vez que na versão de Carlo Collodi, Pinóquio mata o grilo logo nas primeiras páginas.

PARCO DI PINOCCHIO
Na vila de Collodi, na Toscânia (Itália), foi construído um parque dedicado às Aventuras de Pinóquio e ao seu autor, o Parco di Pinocchio, o qual atrai inúmeros visitantes todos os anos.

A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais