Hoje Celebrariamos a Vida de José Saramago

16 de novembro de 2018
Hoje o único Prémio Nobel da Literatura português, José Saramago, celebraria 96 anos de vida, de escrita e de muita arte. José Saramago foi um dos escritores portugueses mais aclamados do século XX, tendo marcado a literatura portuguesa com obras tão importantes como "O Memorial do Convento", "Ensaio Sobre a Cegueira" e "Ensaio Sobre a Lucidez".

Nascido na vila ribatejana da Azinhaga, sempre demonstrou fortes ideais sociais, injetando na sua prosa fortes críticas à realidade portuguesa. Conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, lutou durante a sua vida pelos seus ideias e pela arte escrita. Em 1995 recebeu o Prémio Luís de Camões, o prémio mais importante da literatura portuguesa e passados 3 anos recebeu o Prémio Nobel da Literatura.

Também marcante, e já nos anos finais de vida de José Saramago, foi a realização de um documentário sobre a sua vida e sobre o relacionamento com a sua mulher, Pilar del Rio: "José e Pilar", dirigido por Miguel Gonçalves Mendes.

Nunca é demais lembrar um dos grandes autores portugueses e por isso celebramos a vida de José Saramago.
A carregar
A carregar
Este site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao prosseguir estará a consentir a sua utilização.            
Ver Mais